Dicas de harmonização de vinhos com sua pizza favorita- Pontocom Pizza

A pizza é uma unanimidade entre os brasileiros. Com diferentes sabores e técnicas de preparo, o prato é a opção ideal para qualquer tipo de refeição, seja para receber os amigos em casa ou para reunir a família em um rodizio completo. A pizza também vai bem com qualquer tipo de bebida, o que faz dela um alimento muito versátil.

Entretanto, uma bebida se destaca na hora de saborear uma pizza: o vinho. Feito de uva, o vinho pode ser o acompanhamento para os mais diversos pratos, desde carnes vermelhas até frutos do mar, e certamente a pizza não ficaria de fora lista de combinações.

O molho de tomate, presente nas receitas desse tipo de massa, faz com que o vinho tinto seja sempre uma boa combinação, mas também é possível escolher outros tipos de acordo com o sabor escolhido. Antes de separar suas taças e tomar uma decisão quanto à bebida, que tal conferir algumas dicas para harmonizar o vinho com sua pizza favorita?

Os principais sabores de pizza e as melhores opções de vinho

Os principais sabores de pizza e as melhores opções de vinho- Pontocom Pizza

Ainda que existam pessoas que gostem de sabores de pizza diferentes, existem os clássicos que nunca ficam de fora dos pedidos feitos nas pizzarias. Essas são opções interessantes para reuniões entre amigos, em que é preciso agradar um número maior de pessoas. Veja a seguir cinco pizzas populares e os vinhos indicados para cada uma delas!

Pizza de Quatro Queijos

A pizza de quatro queijos é a preferida de milhares de pessoas. A combinação de Muçarela, Gorgonzola, Parmesão e Requeijão resulta em um sabor único, mas com alto teor de gordura. É por isso que a melhor opção para harmonização é o vinho Cabernet Franc, que tem uma acidez acima da média e é capaz de gerar uma sensação de equilíbrio ao paladar. O Cabernet Franc é uma variedade de uva tinta da família dos Cabernets, e por ser tinto, ainda complementa com o molho de tomate.

Pizza de Frango com Catupiry

Se você costuma solicitar pizza para entregar em casa, certamente já incluiu o sabor Frango com Catupiry no pedido. Por ter um sabor mais suave, é o tipo de pizza que toda a família come, desde as crianças até as pessoas mais idosas. Para os adultos, é possível optar entre dois vinhos para a harmonização, o Pinot Noir e o Sauvignon Blanc, ambos são menos encorpados e combinam perfeitamente com o gosto mais leve da carne de frango.

Pizza de Calabresa

Para essa pizza, que conta com a gordura do queijo somada à gordura da linguiça, a melhor combinação é com uma taça de vinho Cabernet Sauvignon. Esse tipo de uva é naturalmente rica em taninos, substâncias orgânicas que combinam várias ligações de hidrogênio e oxigênio, que dá à bebida um aspecto mais adstringente.

Pizza de Marguerita

harmonização de vinhos pizza margherita- Pontocom Pizza
Foto: Pontocom Pizza

Um dos sabores que ainda permanece fiel ao que é feito na Itália: essa é a pizza de Marguerita! Sua composição é simples, com queijo muçarela, tomate e folhas de manjericão, o que resulta em um gosto muito característico. Os vinhos Chianti, da região da Toscana, são ótimos acompanhamentos, mas os tradicionais (e não tão raros) vinhos tinto seco também caem bem com esse prato.

Pizza Doce

Ainda que a pizza doce não seja uma unanimidade, muita gente não perde a oportunidade de fechar a refeição com essa “sobremesa”. Você sabia que esse tipo de pizza também pode ser combinada com vinho? Neste caso, o ideal é optar pela bebida mais doce, como o licoroso Vinho do Porto. Uma dobradinha perfeita!

Para uma harmonização rápida

Com tantos sabores de pizza disponíveis no mercado, é possível que o seu gosto fuja dos tipos tradicionais, aqueles que são normalmente pedidos nas pizzarias. Então, como acertar na harmonização do vinho com qualquer pizza? Existem algumas dicas simples que podem te ajudar nessa busca pelo “par perfeito” na mesa.

Pizzas gordurosas ou mais salgadas pedem um vinho ácido

A acidez é algo inerente ao vinho, o que muda é o seu nível. A origem da acidez está na uva e no processo de fermentação, tendo alguns tipos de uva um índice maior do que outras. Vinhos feitos com Sangiovese, Barbera, Nebbiolo, Cabernet Sauvignon, Malbec, e as brancas Sauvignon Blanc e Arinto contam com maior acidez, que ajuda a limpar o paladar, fundamental ao ingerir uma pizza gordurosa.

Pizzas leves caem bem com vinhos menos encorpados

Pizzas de frango, vegetariana e de cogumelos são consideradas leves, pois tem pouco teor de gordura e um sabor mais suave. Neste caso, um vinho muito encorpado daria uma intensidade excessiva ao paladar. A dica é harmonizar com vinhos leves, que tem menor concentração de taninos, é menos alcoólico e tem acidez moderada. Bebidas feitas com uva Bonarda, Cinsault, Gamay e Pinot Noir são algumas boas opções.

Pizza apimentada com vinho mais leve

Comer um pedaço de pizza apimentada com um vinho Cabernet Sauvignon, que é um vinho muito popular, pode ser uma má ideia. Isso porque, os altos níveis de taninos, combinados com a pimenta, ocasionam uma sensação amarga na boca. Assim, se seu desejo for uma pizza com pimenta, opte por vinhos menos alcoólicos e de menor acidez, como o Riesling ou Chianti.

Pizzas doces e o match com os vinhos licorosos

Pizza de chocolate, morango e banana são apenas algumas variações feitas pelas pizzarias brasileiras para quem não resiste ao doce. Vinhos licorosos são uma boa combinação, já que limpam um pouco do peso do açúcar e equilibram o paladar. O vinho do Porto ou o Sauterne cumprem bem essa função.

 

Não tem como negar: uma boa taça de vinho é o casamento perfeito com a pizza. Com essas dicas simples, harmonizar a bebida com diferentes sabores vai ser um processo fácil e divertido. Vale lembrar que as orientações não são regras. A culinária está aí para testarmos novos gostos nas mais diversas combinações com liberdade!

A pergunta que fica é: qual será a próxima combinação que vai parar na sua mesa? Motivos não faltam para se deliciar com a pizza!

A Pontocom Pizza possui uma grande variedade de pizzas e vinhos. Reserve uma mesa e surpreenda-se!