Dicas de como harmonizar cervejas com pizza- Pontocom Pizza

Prato preferido de milhares de brasileiros, a pizza é o tipo de alimento que combina com qualquer situação e vai bem em todas as refeições. Na hora de escolher uma bebida para acompanhar a pizza, muita gente começou a optar por uma boa cerveja ao invés do tradicional vinho. Se a combinação por si só já é interessante, ao aplicar algumas dicas de como harmonizar cervejas com pizza, a refeição fica ainda mais saborosa.

Mas porque harmonizar cerveja e pizza? Por mais que seja um tipo de massa, o que normalmente faz com que o vinho seja uma opção adequada, a pizza tem uma certa “informalidade”, um toque de descontração que permite fazer diferentes combinações sem tantas regras, tanto de sabores quanto de acompanhamentos – e os brasileiros sabem melhor do que ninguém aproveitar essa característica.

Além disso, a cerveja tem ingredientes como o álcool e o lúpulo que cortam a gordura e atuam na limpeza do paladar. Dessa forma, optar por uma boa cerveja em um rodízio de pizzas pode ajudar a ter uma experiência muito mais profunda, com a possibilidade de sentir, de fato, todos os sabores e nuances que o prato possui.

Com mais de um milhão de pizzas feitas todos os dias no país, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo (2018), definitivamente este alimento não foi feito para ter obrigações de escolha de bebida. Mas com diferentes tipos de cerveja, os sabores e os tipos de pizza podem oferecer sensações diversas nessas junções. Saber dicas de como harmonizar cervejas com pizza pode ser fundamental para jantar em um restaurante ou para reunir os amigos em casa.

Os tipos de cerveja e os sabores das pizzas

Os tipos de cerveja e os sabores das pizzas- Pontocom Pizza

Uma das formas de escolher a cerveja ideal para harmonizar com a pizza é considerar os ingredientes que vão em cima da massa. Pizzas que contam com queijos mais leves combinam bem com uma cerveja Pilsen, por exemplo, enquanto pizzas mais gordurosas se comunicam melhor com os tipos IPA e American Pale Ale.

Para não ter erro na hora de fazer seu pedido, saiba como harmonizar os principais tipos de cerveja com os sabores mais famosos de pizza:

Pilsen

Pilsen é um tipo de cerveja bastante popular no Brasil, fácil de encontrar nos mercados e nas pizzarias. Esse tipo de cerveja é mais leve, tem uma boa formação de espuma ao ser servida e, quando segue os princípios da Lei de Pureza alemã, permite com que o consumidor sinta leves notas do malte e lúpulos, com um fundo floral ou de especiarias.

Por ser uma bebida com mais leveza, combina perfeitamente com sabores que seguem essa mesma linha, como frutos do mar, margherita, pizzas veganas ou de queijos menos gordurosos, como queijo de búfala. Até a pizza de frango pode ser uma boa companhia para um copo de Pilsen.

IPA e APA

A IPA e APA são cervejas bastante características e marcantes. A IPA tem um amargor acentuado (causado pela maior presença de lúpulos), além de espuma cremosa que ajuda a preservar o sabor e aroma de ervas e frutado. A APA tem um estilo semelhante, mas em sua composição há uma predominância do lúpulo americano tipicamente Cascade, o que a deixa menos amarga que a IPA, sem perder sua essência encorpada.

Por ambas terem alta quantidade de lúpulo em sua composição, ingrediente que junto com o álcool é capaz de limpar o paladar e “cortar” a gordura, faz dupla imbatível com as pizzas de quatro queijos, calabresa e pepperoni, assim como sabores que são carregados de óleo.

Weiss

Também conhecida como cerveja de trigo, é uma bebida feita de malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura. É um tipo mais refrescante, pouco lúpulada, que faz com que o amargor na boca seja menor, oferecendo ainda uma sensação de maciez e cremosidade ao paladar.

A Weiss vai bem com a pizza de frango com catupiry. A cerveja de trigo consegue limpar o paladar da gordura do catupiry, destacando o sabor e a leveza do frango. Sabores que seguem essa mesma tendência, de unir ingredientes leves com outros de gordura média, também podem combinar com um copo de Weiss.

Porter

Uma bebida escura não poderia ficar de fora das dicas de como harmonizar cervejas com pizzas! A Porter é uma ótima opção, com um leve sabor amargo e um fundo torrado. Tem textura cremosa média e muitas marcas trabalham com notas de chocolate ou café na elaboração do produto.

A Porter combina com pizzas de bacon ou de carnes de porco, já que o sabor marcante tem um contraste interessante com esse tipo de sabor.

E as pizzas doces?

Ir para uma pizzaria e não comer uma fatia doce é algo fora de cogitação para dezenas de pessoas. Se esse for seu caso, saiba que mesmo as pizzas doces podem ser harmonizadas com cerveja. A pizza de chocolate, por exemplo, vai bem com uma Porter ou mesmo com a Black IPA, já que a torra do lúpulo ajuda a quebrar a gordura do doce.

Já a famosa (e querida) pizza de doce de leite com banana combina melhor com a Belgian Golden Ale, que conta com notas frutadas em sua composição e, por isso, se relaciona de forma agradável com os ingredientes que fazem parte desse tipo de pizza.

A dica final: experimentar é fundamental!

Por mais que entender de composições e sabores permita harmonizar cervejas com pizza com mais facilidade, nada impede que você experimente e teste diferentes “duplas”. A verdade é que por ter álcool e lúpulo, a cerveja é sempre uma boa opção para saborear uma pizza, já que a bebida é capaz de limpar o paladar e permitir sensações novas a cada garfada.

Seja no rodízio, em um pedido de delivery ou em um prato à la carte, em sua próxima visita à Pontocom Pizza,  não deixe de aproveitar o prato acompanhado de um bom copo de cerveja. Nada melhor do que colocar as dicas em prática para descobrir quais são as suas harmonizações preferidas.