Conheça os benefícios da confraternização de final de ano para as empresas- pontocom pizza

Uma atividade bastante comum para as empresas no final do ano são as festas de encerramento. Mas engana-se quem pensa que essa é só uma formalidade. Na verdade, os benefícios da confraternização de final de ano para as corporações incluem o sentimento de integração, o reconhecimento do serviço prestado e um incentivo para o novo ano que se aproxima. Não é à toa que as melhores empresas não perdem a chance de realizar essa festa.

Se você ainda está em dúvida sobre participar ou incentivar uma confraternização de final de ano, conheça os principais benefícios da festa e como essa simples atividade pode impactar positivamente nos resultados do time.

5 benefícios de realizar uma confraternização de final de ano para empresas

5 benefícios de realizar uma confraternização de final de ano para empresas- pontocom pizza

Antes de falar dos benefícios psicológicos para o time, é importante frisar que uma confraternização de final de ano é também uma ação de endomarketing, ou seja, uma ferramenta de marketing interno. A partir do momento que o profissional se sente valorizado dentro da organização, algo que acontece facilmente nesse tipo de evento, ele tem seu nível de comprometimento aumentado. E como sugere a velha máxima, “os funcionários são seus primeiros clientes”, então nada melhor do que dar bons motivos para que o relacionamento continue.

Relacionamento entre os membros da equipe

Nem sempre na rotina do escritório é possível conversar com todos os membros da equipe, sem cobranças de metas ou de projetos entregues. A confraternização de final de ano é um ótimo momento para fortalecer laços já existentes e permitir que pessoas que não tenham tanta convivência possam se conhecer melhor.

Essa troca é importante também para que se estabeleçam relações de confiança. Além disso, as empresas que contam com times que não atuam sempre em conjunto se beneficiam da confraternização pois conseguem derrubar muros existentes, principalmente entre as equipes com alto grau de competitividade.

Sentimento de recompensa e gratidão

Sentimento de recompensa e gratidão- confraternização final de ano- pontocom pizza

Muitas vezes, as pessoas trabalham um ano inteiro e não entendem qual é a sua importância dentro dos processos. Em um evento como esse, é possível mostrar para os colaboradores o quanto eles fazem a diferença para a empresa, gerando um sentimento de recompensa e de gratidão que tende a se tornar recíproco.

Seja com prêmios de reconhecimento ou com um discurso que demonstre o valor do esforço dos profissionais, o importante é faze-los entender o efeito positivo de cada um para o sucesso do negócio. Ao demonstrar gratidão, os profissionais se sentem valorizados e motivados para continuar trabalhando nos próximos meses.

Ajuda a reter talentos

Não é difícil encontrar pessoas que se dizem insatisfeitas com seu trabalho, e na maioria dos casos, isso não tem a ver com o salário, mas com o reconhecimento dado para sua função. Em uma confraternização de final de ano, é possível demonstrar para o time o quanto eles são importantes para a organização, e por mais simples que pareça, são essas atividades informais que ajudam a reter talentos na sua empresa.

Algumas organizações aproveitam esse momento entregar prêmios de acordo com o tempo de casa de cada profissional, uma atitude que permite aumentar o grau de pertencimento do colaborador presenteado, enquanto incentiva os novatos no desejo de permanecer trabalhando na empresa. Ou seja, mesmo aqueles que não ganham um presente específico conseguem sentir que o reconhecimento de talentos faz parte do DNA do negócio.

Fechando ciclos com uma folga

Reuniões, cobranças, metas, pressão: tudo isso faz parte da rotina comum da maioria dos profissionais ao longo do ano. Além de representar o encerramento de um ciclo de objetivos, as festas de final de ano também funcionam como uma folga para todos os desafios que surgiram nos últimos meses. Fechar ciclos, seja ao visualizar metas cumpridas ou ao finalizar tarefas, tem um efeito psicológico bastante positivo para todos nós, dando a sensação de satisfação por ter participado de determinado projeto – e nada melhor que uma festa para celebrar!

Aproveite esse momento para falar rapidamente sobre como o ano foi positivo, indicando quais foram as conquistas, sem deixar de incentivar um novo ciclo com mais comprometimento nos projetos futuros. Cuidado para não gastar tempo demais nisso, afinal, trata-se de uma confraternização, não uma reunião para discutir negócios.

Reforçando a cultura da empresa

Por fim, são nesses momentos informais que a cultura da empresa pode ser reforçada sem parecer algo estrategicamente pensado. A cultura é como a identidade da organização, são os valores considerados importantes para que o negócio alcance seus objetivos de forma saudável.

Se o gestor pretende fazer um discurso, pode utilizar alguns minutos para relembrar os valores, missão e visão da empresa de uma forma didática, utilizando exemplos do que foi feito no ano que passou para ilustrar e incentivar esse tipo de comportamento. Toda oportunidade de reunir o time e apresentar a cultura organizacional deve ser aproveitada, incluindo a confraternização.

Como planejar uma confraternização de final de ano?

Você não precisa de altos investimentos para fazer a festa de encerramento do seu time. Muitas empresas preferem realizar o evento fora de sua propriedade, principalmente para que os profissionais se sintam mais à vontade. Por isso, o primeiro passo para planejar a confraternização de final de ano é escolher um lugar adequado para isso.

Para não ter erro, uma boa dica é optar por um local que agrade a maioria das pessoas. A pizzaria costuma ser o ambiente mais escolhido justamente por isso: dificilmente alguém não gosta de comer pizza, ainda mais se o espaço oferecer dezenas de opções – como a Pontocom Pizza, em Balneário Camboriú. Vale fazer uma reserva antecipada (clique aqui para fazer uma reserva)  para garantir sua festa nessa época concorrida.

Como planejar uma confraternização de final de ano- pizzzaria pontocom pizza

Outra dica é incluir alguma atividade divertida, seja o famoso amigo secreto ou uma dinâmica em grupo para quebrar as barreiras iniciais e permitir que os colaboradores se sintam mais confortáveis. Lembre-se sempre de manter o sentimento de gratidão e valorização em alta, pois esses momentos servirão como incentivo para que novas metas sejam batidas. Depois, é só aproveitar a festa!