Conheça 5 tipos de pizza Italiana- pontocom pizza

A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Na Itália, o prato é tão importante que foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Por mais que a receita seja parecida em todos os cantos do planeta, existem alguns tipos de pizza que são característicos dos italianos. Conheça 5 tipos de pizza italiana para colocar na sua lista e saborear o quanto antes!

Al Taglio

Taglio é a palavra em italiano para cortar e a definição linguística explica muito sobre o formato deste tipo de pizza: cortada em pedaços quadrados. Trata-se de um prato típico de Roma, onde a pizza é assada em uma forma grande e retangular (como aquelas que usamos para fazer bolos), posteriormente vendida em pedaços quadrados ou retangulares, no tamanho a ser escolhido pelo consumidor.
Ao passar pela vitrine de pizzarias e restaurantes, muita gente pensa que a pizza Al Taglio é uma Focaccia, que na prática é como um pão aberto com cobertura e é apontada como a precursora da pizza na história. Entretanto, a massa da Al Taglio segue os princípios da massa de pizza tradicional. Esse tipo é ótimo para comprar e comer andando pela rua ou em pé em um cantinho charmoso da Itália. Já existem lugares no Brasil que vendem esse tipo de pizza, embora ainda não seja tão comum.

Tonda

O nome Tonda vem da palavra rotonda, ou seja, redonda em italiano. Somente por esse definição, a sensação é que todas as pizzas que comemos no Brasil são Tondas, não é mesmo? Na verdade, ela não é igual àquelas que estamos acostumados a consumir, uma vez que é menor, com massa bem fina e que serve apenas uma pessoa.
A Tonda é mais recorrente em Nápoles, a capital da pizza, mas não é difícil de encontrá-la em outras cidades da Itália. Ela tem a medida ideal para uma refeição, seja o almoço ou o jantar. E o melhor: com esse tamanho, você não precisa dividir seu sabor preferido com ninguém!

Massa artesanal

massa artesanal pizza corniccioni- pontocom pizza

Já imaginou saborear uma pizza que leva mais de 24 horas para fermentar sua massa? Isso é o que chamamos de massa artesanal. Nesse tipo de pizza, a massa precisa descansar em ambiente refrigerado por longas horas, o que permite que o fermento realize sua ação com mais lentidão, para criar novos aromas, texturas e ainda melhorar o processo de digestão do consumidor.
Mas qual é a diferença entre a massa tradicional e a massa artesanal? Tudo está relacionado aos ingredientes! Na massa artesanal, são utilizadas três tipos de farinhas, sendo elas Italiana tipo 00, premium e integral. Essas farinhas tem alto teor de proteínas e uma composição capaz de alterar tanto a digestibilidade, quanto a experiência de saborear uma pizza em si.
Na Pontocom Pizza, uma das principais pizzarias de Balneário Camboriú, a massa artesanal já faz parte do cardápio e foi inspirada na pizza corniccioni, um tipo de pizza italiana que tem como principal característica a massa diferenciada e o fato de ser enrolada. O resultado desse longo processo de fermentação é uma massa mais flexível, aerada e fofinha, que apresenta diferentes sabores a cada garfada.

Alla Pala

pizza alla pala- pontocom pizza

Uma das vantagens da pizza é a possibilidade de reunir amigos e familiares para saborear esse prato, que é quase uma unanimidade. Pensando nisso, em Roma é possível encontrar a Alla Pala, uma pizza com bordas arredondadas e um formato alongado, ideal para compartilhar com outras pessoas em pequenos pedaços.
A Alla Pala é vendida inteira, para que o consumidor possa cortar em partes menores e consumir como um petisco. Além da opção de levar a pizza para casa, muitos bares oferecem o prato no cardápio, ideal para acompanhar com um bom vinho. Não é à toa que esse tipo de pizza italiana é a preferida na hora de compartilhar com outras pessoas.

Sfincione

A Sfincione tem sua origem estabelecida em Palermo e pode ser definida como um mix da pizza Al Taglio e da pizza Alla Milanese, esta última típica de Milão, que apresenta uma massa mais alta (lembra a massa do pão) e muito queijo cobrindo todos os outros ingredientes da cobertura. Assim, a Sfincione é assada em forma quadrada e uma massa que fica mais grossa e fofinha.
Outra diferença desse tipo de pizza italiana é a cobertura, que é sempre feita de molho de tomate, cebola, anchova, queijo e orégano. Ou seja, ao invés de ter uma ampla gama de coberturas, como encontramos normalmente nas pizzas do Brasil, a Sfincione é sempre no sabor tradicional.

Bônus: calzone

Certamente, você já experimentou o calzone, uma massa assada que pode ter diferentes recheios. Mas você sabia que o calzone é um tipo de pizza italiana? Feita com massa tradicional, a proposta é cobrir completamente o recheio, o que dá um formato semelhante ao pastel.
Em Nápoles, o calzone é chamado de pizza fritta, uma vez que pode ser feita tanto no forno quanto no óleo quente. Em cidades como Puglia e Sicília é fácil encontrar essa delícia para saborear ao longo do dia.

pizzas italianas- pontocom pizza

Ficou com água na boca? Falar de pizza causa essa reação mesmo! Felizmente, não é necessário viajar para a Itália para experimentar diferentes tipos de pizza. Na hora de visitar uma pizzaria, a dica é buscar por opções que contam com um cardápio amplo. Assim, vai ser fácil provar novos sabores e texturas de um prato que é tão tradicional.
Os pedidos a la carte são ótimos para fugir dos sabores mais pedidos e se permitir testar outros tipos de pizza italiana – e opções não faltam na Pontocom Pizzaria! Para quem quer chegar na pizzaria e já fazer um pedido a la carte, a dica é fazer uma reserva antecipada online. Em poucos segundos você garante um bom lugar para fazer sua refeição.
A verdade é que, seja uma pizza tradicional, rotonda, de fermentação lenta, Al Taglio ou outros tipos de pizza, esse alimento é sempre delicioso e surpreendente. Com tantos tipos de pizza, o maior desafio é escolher uma só para comer!